Antonio Aju Explica... Candomblé/Umbanda 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Etapas Evolutivas de um filho de Santo
Etapas Evolutivas de um filho de Santo

Antes de todos os trabalhos você deverá tomar banho de descarga, ao chegar no terreiro acenda sua vela de Anjo de Guarda e faça suas orações, procurando entrar em sintonia com as Entidades que irão trabalhar.

       Inicialmente você apenas fará parte da corrente mediúnica, procurando familiarizar-se com o ritual, após algumas giras, você será colocado na “roda”, ou seja, irá iniciar o seu desenvolvimento mediúnico. Você deverá bater sua cabeça no altar, dirigir-se para a firmeza do terreiro, ficar de pé, bem relaxado, procurando limpar a mente e se concentrando em um mar tranquilo, um jardim florido, riachos, cachoeira ou qualquer outro elemento da natureza que te traga paz e tranquilidade, a fim de facilitar a incorporação de seu Guia.

      Os demais médiuns firmarão o ponto de desenvolvimento e cuidarão para que você não se machuque.

      Este último procedimento se repetirá, até que o seu Guia de Frente, mostre a Linha a que pertence. Somente então serão puxados os pontos da linha da Entidade.

      O desenvolvimento durará até o Guia de Frente Cantar e Riscar o Ponto de Identificação dele. Somente após a confirmação do ponto pelo Caboclo Lírio Branco é que você dará espaço para que venham as Entidades das outras linhas e passará a prestar atendimento ao público.

     Além de atender o público fazendo a caridade, o médium passará, no seu devido tempo, por diversas preparações e preceitos.

     O ingresso do futuro filho de santo é realizado após uma limpeza espiritual denominada "SACUDIMENTO".

     Após o Sacudimento o médium é levado até o terreiro onde recebe o Amaci. Nesse momento, o futuro médium assume definitivamente um compromisso com o ritual, ficando de branco e de cabeça coberta por 24 horas. O futuro médium assume também o compromisso de acender durante 7 sextas-feiras ou 7 segundas-feiras, uma vela de cera para o Anjo de Guarda.

     O Amaci é produzido na Sexta-Feira Santa feito com o sumo de ervas amassadas pelos próprios médiuns e também com bebidas representando cada Orixá. No Amaci, bem como nos banhos de descarga, as folhas é que são utilizadas, pois são ricas em energia. Devem ser colhidas quando não estão expostas ao sol (antes das 6 horas/depois das 18 horas) pois com os raios solares as plantas realizam a fotossíntese e esse  momento não é bom para colher folhas. Vejamos o quadro a baixo:

Orixá

Ervas

Bebidas

  Oxalá

Boldo / Hortelã / etc.

     Champanhe

  Nanã

Colónia / Folha da Costa / etc.

     Soda Limonada

  Xangô

Saião / Barba Velho / etc.

     Cerveja Preta

  Yemanjá

Rosa   Branca / Colónia / etc.

     Água Mineral

  Ogum

Espada   de São Jorge / etc.

     Cerveja

  Oxum

Alfazema / Colónia / etc.

     Água Mineral

  Oxossi  

Brejo Cheiroso / Guiné / etc.

     Vinho Branco

  Inhasã  

Folha de Santa Bárbara

     Vinho Rosé

  Obaluaiê

Gervão Grosso / etc.

     Água Mineral

  Beijada

Manjericão / etc.

     Guaraná

  Almas

Arruda  

     Vinho Tinto


      O Amaci é utilizado durante o ano todo, principalmente nos sacudimentos, obrigações de camarinha, nos baptizados (pois representa a Água Benta) e em determinadas trabalhos de limpeza. São guardados em garrafões de vidro (5 litros) em local reservado no terreiro.  

Preparação do Amaci

Preparação a ser feita enquanto o médium está em desenvolvimento.

É a primeira preparação que se faz em um filho de fé.

MATERIAL:

01 Alguidar

01 Pemba branca

01 Toalha branca virgem

Defumador

ÞErvas para o preparo do amací. O amací pode ser feito com a erva do Guia do médium, ou com uma mistura de sete ervas. Fica ao critério do chefe do Terreiro.

     O preparo do amací é feito pelo chefe do Terreiro, quando houver um Cambone Rei, este é quem preparará o amací, seguindo orientação do chefe da Banda. A defumação tem que ser bem forte. De preferência feita com ervas secas.

     Após o amací o médium deve ficar sete dias sem lavar o cabelo e de preceito. O preceito consiste: Em não ingerir bebidas alcoólicas, evitar relações sexuais, não pegar nem sol nem sereno na cabeça e procurar elevar seus pensamentos a Deus e aos seus Guias.

     O amací tem a finalidade de aproximar o Guia de Frente ao médium, é um preparo espiritual muito importante, pois o Guia de Frente do médium trabalha no Astral durante os sete dias, procurando harmonizar seus fluidos com o do seu filho, fortalecendo a coroa do médium. Daí o fato de cumprir rigorosamente o preceito para que o trabalho tenha êxito.

     Após ingressar na corrente (trabalhos espirituais) o médium passa por um período de desenvolvimento. Nesse período é desenvolvida a mediunidade e o novato passa a ser conhecido como médium em desenvolvimento. O desenvolvimento é realizado nas quartas-feiras em ritual fechado, só participam desses trabalhos os médiuns mais antigos da casa, que auxiliam a Mãe de Santo dirigente do terreiro. Nesses trabalhos o médium passa a "girar" com o seu Pai e Mãe de Cabeça, ou seja, após o jogo de búzio são vistos os Orixás do futuro médium e são esses que serão chamados a desenvolver o iniciado. Durante alguns meses (ou anos conforme o médium) essa pessoa só pode receber o Pai e a Mãe de cabeça.           

     Nas sessões de desenvolvimento são realizadas palestras e doutrinas para o médium que está iniciando sua "vida dentro do ritual". As palestras servem para situar o médium dentro da prática assumida, bem como orienta-lo quanto ao seu papel (função) no terreiro.

     Durante o período de desenvolvimento o médium passa pelo baptismo. Nesse momento recebe a guia de Anjo de Guarda (colar feito com contas branco/leitosas). O baptismo só pode ser realizado em situações muito especiais: na Sexta-feira Santa, na Cachoeira ou em semana de Obrigações de Camarinha (Sexta-feira). O médium escolhe um padrinho e uma madrinha que representarão dois Santos de Igreja Católica. O padrinho representa o Santo Católico e a madrinha a Santa Católica.

AS SETE ETAPAS EVOLUTIVAS DE UM FILHO DE SANTO

  Primeira - Etapa

  Baptismo

  Segunda Etapa

  Obori

  Terceira Etapa

  Feitura de Pai ou Mãe Pequena

  Quarta Etapa

  Feitura de Babá ou Babalaô

  Quinta Etapa

  Reforço Sete Anos

  Sexta Etapa

  Reforço Quatorze Anos

  Sétima Etapa

  Reforço Vinte Um Anos

        As obrigações após o Obori devem ser realizadas respeitando um intervalo de sete anos, pois assim, após passar por todas as etapas, o Pai ou Mãe no Santo recebe a denominação de TATA no Santo (Pai Velho ou Mãe Velha no Santo).  

Saída de Oborí / Xangô e Inhasã

BATISMO

        Terceira preparação do médium. Continuando a preparação para Chefe de Terreiro, o Baptismo é um acto simbólico, significando o baptismo do médium de Candomblé.

        Após o Baptismo, o médium passa a ser um Pai ou Mãe pequeno, mudando sua maneira de bater a cabeça e sua posição na Banda, recebendo também um tratamento parecido com o do chefe do Terreiro.

       Sete dias antes do baptismo o médium acenderá uma vela de sete dias no terreiro e fará todas as oferendas no reino de cada Orixá.

       O Baptismo acontece quando o médium, após ter feito o amací e o cruzamento, tendo já firmeza com todos os seus Guias, trabalhando com entidades das 7 (sete) linhas, deseja ser Pai Pequeno ou Mãe Pequena.

       O Pai ou Mãe pequeno pode abrir o seu próprio Centro de Candomblé e desenvolver filhos de fé, entretanto a única preparação que ele pode fazer nos médiuns é o amací, as demais preparações ele terá que levar para o seu Pai ou Mãe de Santo fazer, ou ele mesmo terminar sua preparação, se coroando Pai ou Mãe de Santo, ficando assim, apto para preparar seus próprios filhos de fé.

       Até ao Baptismo, o médium se quiser, pode abandonar o Candomblé, após o baptismo ele não deve jamais afastar-se dos trabalhos mediúnicos, sob pena de ter sérios problemas de ordem material e espiritual.

       O Baptismo é o compromisso que o médium assume consigo mesmo, com seus Guias e com as pessoas que o procuram para serem ajudadas. O médium só deve fazer o Baptismo se estiver certo do que quer, pois é um passo muito importante e deve ser feito com convicção, fé e amor. Ao ser baptizado no Candomblé, o médium se liga com o Astral, ficando assim comprometido até o fim de sua vida material.

MATERIAL:

Roupa virgem da cor do Guia de Frente;

Defumador do Guia do Chefe do Terreiro e do Guia de Frente do médium;

01 Tábua;

01 Ponteiro;

03 Pembas, 01 (uma) da cor do Guia do Chefe do Terreiro, 01 (uma) da cor do Guia de Frente do médium e uma branca (de Oxalá).

07 Velas, uma para cada linha.

Convidar padrinhos materiais; a madrinha deve dar de presente ao afilhado um cordão da cor do Guia de Frente, pois é ela que irá declarar (simbolicamente) que o médium passa a ser um Pai pequeno ou Mãe pequena. E uma vela de baptismo. O padrinho deve ter nas mãos uma vela de baptismo e uma espada de São Jorge com um laço de fita da cor do Guia de frente do médium;

Padrinhos Espirituais. 

Podem estar incorporados ou não.

O médium deve escrever um texto, falando do Candomblé e das Entidades que compartilham com ele esses momentos tão importantes.

OFERENDAS

Xangô - cachoeira Þ 01 vela marrom, 01 charuto e 01 cerveja preta.

Caboclo - Mata Þ 01 vela verde, 01 charuto e frutas. Antes de entrar nas matas o médium deve oferecer um pedaço de fumo de corda e uma vela branca para OBA a dona das matas.

Povo Da água do mar Þ  01 vela azul, 01 rosa branca e 01 champanhe

Erê - Jardim Þ 01 vela cor-de-rosa e um prato de doces.

Preto Velho - Engenho, canavial ou plantação de café Þ  01 vela branca e preta, fumo e vinho.

Ogum - Dique, estrada de ferro ou mar Þ  01 vela vermelha e branca, 01 charuto e cerveja amarela.

Oxalá - No Centro Þ 01 vela branca e um copo de água mineral.

Exú - Encruzilhada, cemitério, tranqueira ou encruza

 

EBO PARA EXÚ

      1 Peito de frango assado, farofa feita com azeite de dendê, vela preta e vermelha, cigarro ou charuto, rosas vermelhas (se for Pomba Gira), vela de magia, um prato de barro, vela branca e uma bebida de boa qualidade.

      Este Ebó deverá ser entregue no reino do Exú.

      Para cada etapa o médium é submetido a uma série de obrigações, principalmente a partir da terceira etapa, ou seja, obrigação de Pai ou Mãe Pequena. Para realizar essa obrigação o médium, obrigatoriamente, deverá Ter passado pelo Baptismo e o Oborí.

     Nessa obrigação que tem início na Segunda-feira, o médium recebe a coroa do seu Orixá Maior 

     Após cada obrigação realizada, o médium passa a usar guias (colares) diferentes. O médium Oborizado usa uma guia branca Leitosa e duas outras guias coloridas, que representam o Pai e Mãe de Cabeça (Orixá Maior - Feminino e Masculino).  

ORIXÁ                  

COR DA GUIA CORRESPONDENTE

  Oxalá

  Branca leitosa

  Nanã

  Lilás cristal ou leitosa

  Xangô

  Marrom cristal

  Ogum

  Vermelho cristal

  Oxum

  Azul cristal

  Oxossi

  Verde cristal

  Inhasã

  Amarelo cristal ou coral (laranja)

  Beijada

  Azul claro e rosa

  Almas

  Branco (em maior numero) e preto

  Exú / Pomba Gira

  Preto e vermelho

       O médium que já passou pela obrigação de Pai ou Mãe Pequena usa uma guia toda branca (leitosa) e outra guia onde aparecem em destaque duas cores, que representam o primeiro e segundo Orixás.

       Quarta preparação do Filho de Fé, só poderá ser feita se o médium tiver todos os Guias com Ponto Riscado e Cantado e após sete anos como Pai Ou Mãe Pequeno.

MATERIAL:

Águas: chuva, rio, cachoeira, mar, dique e benta.

Sete toalhas bordadas ou pintadas, uma para cada Orixá

Sete socas de milho com a palha

Sete pedaços de fita, uma de cada cor do Orixá.

Sete alguidares

Sete pembas

Sete tábuas

Sete ponteiros

Sete caixas de defumador

Sete velas de 7 dias

Vela preta e vermelha de sete dias e preparar o Ebó para o Exú com vela de magia.

       O chefe de terreiro prepara todo o material para a cerimónia da lavagem de cabeça do médium. O preceito é de vinte e um dias.

       Após a obrigação de Babá ou Babalaô o médium passa a usar uma guia branca e outra colorida onde estão representados todos os Orixás.

       No reforço de sete anos o médium recebe uma guia com sete fios da cor do seu Orixá Maior, intercalada com sete firmas representando o segundo Orixá.

       Na Obrigação de catorze anos o médium recebe uma guia com 16 fios da Cor do seu Orixá Maior e uma outra guia, também de fios representando o segundo Orixá. A Segunda Guia recebe o número de fios conforme o número corresponde ao Orixá.             

  A   Numerologia  dos Orixás

  Oxalufã

10

  Oxaguiã

08

  Yemanjá

09

  Xangô

04 / 12

  Nanã

13

  Ogum

03 / 14

  Oxum

05

  Oxossi

06

  Inhasã

11

  Obaluaiê

13

  Exú / Pomba Gira

01 / 07

  Ibeji

02

COROAÇÃO

       Quinta e última preparação do médium pelo Chefe de Terreiro. A coroação é feita no último dia do retiro espiritual. Após o preceito da grande lavagem o médium se retira por sete dias no sétimo dia é feita a coroação do médium como Chefe de Terreiro. O retiro espiritual será coordenado pelo Chefe do Terreiro, juntamente com um Cambone.

MATERIAL

Retiro espiritual por sete dias, no terreiro.

Roupa de cama toda branca.

Toalha de rosto e banho da cor do Guia de Frente ou branca.

7 Caixas de defumador

Sete pacotes de velas, um de cada cor.

Comida de santo para sete dias.

Coroa (confeccionada de acordo com o gosto do médium) para o Guia de Frente.

Roupa Social para o Guia de Frente

Roupa para cada Guia com o ponto bordado ou pintado.

Flores

Galhos verdes

       O médium deve oferecer um coquetel para seus convidados.

       Durante a preparação da grande lavagem e da coroação, o Chefe do Terreiro passará ao seu Filho de Fé e futuro Chefe de Terreiro os “segredos do Candomblé”.

       A Coroação é feita pelo Guia de Frente do Chefe do Terreiro. Todas as preparações serão sempre no mês de Fevereiro.

Mãe Ida entregando a guia de Búzios (Brajá)

Para Mãe Teresa em seu reforço de 21 anos

Após a obrigação de 21 anos o médium recebe uma guia de búzios denominada brajá.

Essa guia representa para o médium a "Última" etapa ritualista.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (552 votos)


ONLINE
1





Partilhe esta Página