Antonio Aju Explica... Candomblé/Umbanda 
Criar uma Loja Virtual Grátis
As velas
As velas

O ato de acender uma vela  é uma forma de ativar um pedido e levá-lo para o plano etéreo

A MAGIA DAS VELAS

Utilizamos as velas para simbolizar nossa magia através de suas chamas.

O fogo é o símbolo do plano mental e da atividade.

Nos textos bíblicos, Deus se manifestou a Moisés em forma de fogo.

Daí a razão de usarmos as velas na magia.

Esta prática tem como objetivo ativar, manter vivo, simbolizar o elo de ligação de nossos pensamentos e desejos com o mundo angelical.

Através da manifestação do nosso Eu Superior.

Na chama de uma vela, todas as forças da natureza são ativadas.

A vela acesa simboliza a individualização da vida ascendente e da luz da alma.

Ao acender uma vela, é possível identificar algumas mensagens que elas podem nos passar, como por exemplo:

                       

SOBRE AS CORES DAS VELAS NOS RITUAIS

 Símbolo da paz e da pureza, a cor branca resulta da mistura de todas as cores. A vela dessa cor enaltece a espiritualidade, sendo indicada para quem pratica meditação ou se dedica às artes divinatórias. Tem ligação com a energia lunar, que por sua vez estimula a intuição e a feminilidade. Também favorece a cura e a purificação dos ambientes ou do espírito. Ajuda a enxergar com maior clareza as verdades ocultas e abre as portas da perceção. Pode ser usada como um "curinga", ou seja: se você não tiver velas de outras cores, poderá programar a vela branca para qualquer tipo de magia ou pedido. 

 Favorece a interiorização, a expansão do inconsciente e a introspeção, que muitas vezes se faz necessária para quem se dedica à prática devocional ou aos estudos elevados. Também é muito usada em rituais de reversão, ou seja, para "desmanchar" algum mal que eventualmente tenha sido feito. Nessas ocasiões, ela simboliza as forças negativas que precisam ser banidas ou anuladas. 

 Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza a energia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para renovar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências da Deusa.

 É a cor da comunicação, do intelecto, do aprendizado, da criatividade. Proporciona maior poder de concentração, sendo muito benéfica para quem tende a se dispersar durante os estudos ou na realização de rituais. A vela amarela também é indicada para as magias de atração, seja no campo amoroso ou das amizades. Favorece o charme e o poder de convencimento (persuasão). Associada à energia solar, a vela amarela traz inspiração.

 Está relacionada à vitalidade, ao bem-estar físico, ao entusiasmo, à liderança, à busca do sucesso. Estimula a energia, favorece as metas profissionais, a justiça e o sucesso. Estimula a criatividade em geral.

 Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual; atrai a energia dos signos de Áries e Escorpião. Para ultrapassar o medo e a preguiça. Vingança. Ajuda a atingir metas.

 É indicada para atrair harmonia, para expandir a mente, para encontrar a paz interior. Também favorece a saúde, a criatividade, a paciência, a sabedoria, a fidelidade, a compreensão, a sabedoria, os bons sentimentos e a busca da verdade. Beneficia os novos conhecimentos (intelectuais e espirituais) e a realização de feitos como a projeção astral e a abertura dos canais intuitivos. Usada antes de dormir, ajuda a ter um sono tranquilo, mas também pode induzir a sonhos proféticos. É a vela certa para magias que visem garantir harmonia doméstica e estabilidade no emprego.

 Seus atributos são a espiritualidade, a harmonia, a inspiração, o sentimento devocional, a alegria e a jovialidade. Tem tudo a ver com as práticas religiosas ou ligadas à arte de meditar. É muito útil para casos em que se faça necessário restabelecer a paz doméstica. Traz tranquilidade para casa.

 É a vela do amor, da harmonia em todos os relacionamentos, dos sonhos e dos devaneios românticos. Ajuda a abrir as portas da felicidade afetiva e é muito usada em rituais para atrair a alma gémea. Também desperta o desprendimento e a generosidade, devendo ser usada por pessoas que tendem a se comportar de maneira egoísta e querem superar essa característica.

 Feitiço que envolvem: fertilidade, sucesso, sorte, propriedade, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia. Em geral para desejos de cura e sorte.

 Importante componente num ritual venusiano; atrai amor, fertilidade e relação social.

 Combinação de vermelho com violeta, esta cor oscila com alta frequência; para rituais que necessitem de uma ação rápida.

 Manifestações psíquicas, cura e feitiços envolvendo poder, idealismo, progresso, sucesso, quebra de má sorte, proteção, honra, afastar o mal, adivinhação, contacto com entidades astrais, energia de Neptuno.

 Feitiços que atraem o poder de influências cósmicas, rituais de honra à deidades do Sol, remove a negatividade e encoraja a estabilidade; ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas. Atrai a energia da Grande Mãe. Vitória, meditação, poderes divinos femininos.

 Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina a indecisão, atrai estudos, telepatia, sucesso financeiro.

 Velas com duas ou mais cores combinadas. Isso requer uma maior experiência no assunto. Contudo, mesmo efeito pode ser conseguido acendendo-se duas ou mais velas ao mesmo tempo. Mas se você torce pela vitória do seu clube de futebol predileto, pode perfeitamente usar suas cores. Por exemplo, se torce pelo Sporting, verde e branco; pelo Porto, azul e branco; e assim por diante.

MENSAGEM DAS VELAS

VELA QUE NÃO ACENDE PRONTAMENTE: O "Anjo" pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar poluído.

VELA QUEIMANDO COM LUZ AZULADA: Indica a presença de Anjos e Fadas. É um bom sinal.

CHAMA VACILANTE: O "Anjo" demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas mudanças.

CHAMA QUE LEVANTA E ABAIXA: Você está pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Sua mente pode estar um pouco tumultuada.

CHAMA QUE SOLTA FAGULHAS NO AR: O "Anjo" colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá ter algum tipo de desapontamento antes do pedido ser realizado.

CHAMA QUE PARECE UMA ESPIRAL: Seus pedidos serão alcançados, o Anjo já está levando sua mensagem.

PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS: O pedido foi feito de forma dúbia.

PONTA DO PAVIO BRILHANTE: Você terá muita sorte e sucesso em seu pedido.

VELA QUE CHORA MUITO: O Anjo sente dificuldades em realizar seu pedido.

SOBRA UM POUCO DE PAVIO E A CERA FICA EM VOLTA: O seu "Anjo" está precisando de mais orações.

A VELA SE APAGA: O Anjo ajudará na parte mais difícil do pedido, o resto cabe a você resolver.

Como é sempre dito, preste muita atenção nas mensagens que os Anjos nos enviam a todo momento, elas são muito importantes.

            

PODERES AROMÁTICOS

Além da luminosidade e da cor, as velas também recebem as essências e os aromas naturais em sua composição.

Suas fragrâncias, assim como as dos incensos, atuam como protetoras contra os maus fluidos, estimulando as relações e os sentimentos humanos, através do sistema nervoso.

A fumaça aromática emanada pelas velas atenua o clima negativo que pode tomar conta da sua casa e atrai forças benéficas que trazem paz, prosperidade e amor.

O poder aromático é muito forte, pois o olfato grava todos os detalhes e põe o cérebro em contacto com o meio ambiente.

Mas muito cuidado pois o aroma químico pode irritar o organismo, já no caso das velas que são compostas com canela, cravo, eucalipto e outras essências, o aroma é natural e cheio de vida.

Velas e aromas são uma combinação perfeita de energia e harmonia.

Vamos conhecer um pouco das essências e de seus poderes curativos e fluidificantes:

 

Alecrim:

Tem poder energético, ajuda a recuperar as energias perdidas e é excelente para o tratamento da dor de cabeça. Outros usos: tosse, Stress, problemas de memória e depressão.

Camomila:

Esta essência é conhecida como um calmante natural, mas ajuda também no equilíbrio emocional como um todo. Outros usos: Tensão Pré-Menstrual, contra  o medo, dores de cabeça, cólicas, controle do fluxo menstrual e irritabilidade excessiva.

Canela:

Ela sintoniza o ambiente com a prosperidade, purificando o local e atuando como um estimulante.

Eucalipto:

É o mais recomendado para a purificação do ambiente e o tratamento de estados gripais.

Flor de laranjeira:

Além de calmante, este aroma atua no equilíbrio das emoções. Outros usos: É energizante, traz criatividade e alegria de viver. Pode ser usada no tratamento auxiliar de estados de Stress que levam a pessoa a apresentar baixa resistência.

Hortelã:

É excelente para usar no ambiente em que pessoas estejam gripadas ou com as vias respiratórias congestionadas.

Jasmim:

Atua diretamente sobre o estado emocional, afastando a depressão e trazendo otimismo. Outros usos: esta essência é conhecida como euforizante, pois atua, inclusive sobre a impotência, a frigidez e a timidez. 

 

Para termos uma vida  feliz, é preciso, antes de tudo, harmonizar o coração e entrar em equilíbrio através dos nossos centros de energia vital.
O corpo humano possui sete pontos que são chamados chacras e que vibram com uma determinada cor.

Na antiguidade, os sábios e sacerdotes conseguiam ver perfeitamente essas cores girando em sete pontos ao longo da coluna vertebral.
Se ativarmos esses centros energéticos com as chamas das velas podemos gerar equilíbrio interno e proteção divina.

Cada dia da semana corresponde a um, chacra e consequentemente a uma vela com sua cor.

 

AS VELAS E OS PONTOS CHACRAS

Chacra, básico:  localiza-se na base da coluna.

Nos dá sustentação para a vida e para a força física.

Relaciona-se com os rins, coluna vertebral, pernas e pés. Use a vela vermelha.

Chacra do sacro ou umbilical: está localizado entre o osso púbico e o umbigo.

Comanda a energia emocional, os relacionamentos sexuais e os órgãos reprodutores.

Use a vela laranja.

Chacra do plexo solar ou esplénico: localiza-se sob o diafragma.

Sustenta o baço, o estômago, o fígado, a vesícula e o sistema nervoso.

Rege o poder, o valor pessoal e a percepção intuitiva.

Use a vela amarela.

Chacra, cardíaco: está localizado à direita do coração.

Rege o caminho em direcção à luz e à consciência superior.

Sua energia traz alegria, felicidade, amor fraternal e compaixão.

Use as velas rosa e verde.

Chacra, laríngeo: localiza-se na garganta.

Rege o maxilar, cordas vocais, boca, dentes, língua, canal alimentar e aparelho respiratório.

Use a vela azul.

Chacra, central ou frontal: está localizado na testa.

Rege o crescimento e a coordenação.

Canaliza energia para o corpo físico através da glândula pituitária.

Use a vela lilás.

Chacra, coronário: localiza-se na parte de cima da cabeça.

Rege a parte superior do cérebro, o olho direito e a glândula pineal.

Use a vela branca.

  

AS VELAS E OS ANJOS

Os anjos são os mensageiros de Deus. São seres inteligentes, delicados, puros e amáveis. Para entrar em contacto com os anjos, você poderá utilizar-se de velas. Acender uma vela todos os dias para o seu anjo é muito bom, saudável e eficaz. Você pode fazer pedidos a seu anjo e usar velas de cores diferentes. Veja a relação das velas referentes a cada arcanjo (tipo elevado de anjo):

Metraton: vela azul esverdeada
Raziel: vela violeta e laranja
Tzaphkiel: vela verde ou turquesa
Tzadkiel: vela azul clara com detalhes dourados
Kamael: vela vermelha escura ou vinho com detalhes dourados
Raphael: vela verde clara, lilás o azul clara
Haniel: vela amarela, azul clara e verde clara
Mikael: vela amarela
Gabriel: vela creme ou amarelo-claro

 

AS VELAS E OS ORIXÁS

Orixás são divindades que se originaram da África Ocidental e que atuam como intermediárias entre o Deus Supremo e os homens.
No Brasil são conhecidos e cultuados 16 Orixás e você pode acender velas para cada um deles:

Xangô: vela marrom e vermelha
Ogum: vela azul-marinho
Obaluaiê: vela branca e preta
lemanjá: vela branca, prata e azul-clara
Oxossi: vela azul-clara
Oxum: vela amarela, dourada e branca
Oxalá: vela branca e azul-clara
Exu: vela preta e vermelha
Iansã: vela marrom
Nanã: vela lilás
Oxumarê: vela amarela e preta
Ibeji: velas de todas as cores

 

AS VELAS E OS DIAS DA SEMANA

As velas também estão relacionadas com cada dia da semana.

Você pode, a cada dia, acender uma vela de determinada cor e pedir ajuda e proteção para o seu anjo da guarda:

Domingo: vela amarela ou dourada
Segunda-feira: vela creme
Terça-feira: vela vermelha
Quarta-feira: vela amarela
Quinta-feira: vela azul e turquesa
Sexta-feira: vela rosa e verde-clara
Sábado: vela cinza

 

Cuidados especiais a ter com as velas

Elas devem ser virgens, ou seja, nunca ter sido usadas antes.

Não podem ser quebradas ou danificadas para que a harmonia e a qualidade não sejam comprometidas.

O ideal é acender as velas com palito de fósforo, nunca com outra vela.

Pede-se que a quantidade de velas acesas forme um número impar, pois aos pares elas anulam a energia umas das outras

Velas para anjos da guarda devem ter ao lado um copo de água. Este líquido serve para drenar a energia negativa do ambiente.

Se quiser pode queimar incenso junto das velas, ele só aumenta a energização do espaço.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (552 votos)


ONLINE
1





Partilhe esta Página